Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Ubatuba passa dos 1.200 casos confirmados de dengue em 2024 e está em estado de emergência por conta da doença. Desde a última terça-feira (19) um veículo de nebulização da Secretaria Estadual de Saúde percorre ruas da cidade para combater o mosquito Aedes aegypti.
Ao passar pela rua, o veículo emite um recado sonoro que antecede o processo com as informações para a comunidade se preparar para a nebulização. Também há a distribuição de panfletos. A prefeitura informou que desde 2001, não existe mais a aplicação de fumacê no combate à dengue, pois o produto usado tem baixa eficiência e não atinge os mosquitos que estão dentro de casa, além dos impactos ambientais. O fumacê foi substituído pela nebulização que é 90% eficaz.
Conforme a administração municipal, ao ouvir o sinal sonoro as pessoas e animais de estimação devem sair do imóvel e retornar após 30 minutos; pessoas acamadas e animais que não podem sair devem permanecer em um quarto com portas e janelas fechadas durante a nebulização e esperar 30 minutos para sair. Ainda é necessário cobrir alimentos, água, utensílios de cozinha; bebedouros e comedouros de animais; gaiolas de passarinhos e retirar as roupas do varal.