Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Ubatuba irá implantar a coleta seletiva municipal. A Câmara aprovou nesta terça-feira (3), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 60/23, do Executivo, que concede à Cooperativa de Catadores Coco e Cia a atividade pioneira. Além disso, uma área municipal foi cedida para a atividade. Com a iniciativa, 400 toneladas de lixo deixarão de ser descartados no aterro sanitário e serão reciclados.
A cooperativa receberá ainda equipamentos, como uma prensa hidráulica de 25 toneladas, uma esteira elétrica para triagem de resíduos e um caminhão exclusivo para coleta de recicláveis, que percorrerá as ruas da cidade. A área cedida fica próxima ao aterro sanitário. A cooperativa será responsável pela manutenção e conservação do imóvel e o conserto dos equipamentos, em caso de avaria, bem como arcar com despesas de energia, água e telefone.
De acordo com a Câmara Municipal, o Projeto de Lei é uma vitória para os catadores da Coco e Cia, que há anos atuavam na área de triagem, próximo ao aterro sanitário, no Horto, em condições precárias, e mesmo assim, prestam um trabalho relevante para o município. A permissão de uso da área pública é por tempo indeterminado, podendo ser revogada pela prefeitura mediante aviso prévio de 180 dias.
A Coco e Cia realiza a coleta, triagem e destinação correta do material reciclável. A cooperativa reduz em cerca de 400 toneladas ao ano a quantidade de resíduos enviados ao aterro. Por mês, são cerca de 30 toneladas na baixa temporada e 60 toneladas no verão.
A cooperativa foi fundada em 2015 por Gilda Godoy e é coordenada por mulheres negras da comunidade do Ipiranguinha. Além do meio ambiente, presta um trabalho social na cidade e hoje emprega 13 cooperados, dentre eles ex-detentos, dependentes químicos, autistas e outros membros da comunidade.