Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Instituto Argonauta realiza a retirada de lixo das praias da região. De acordo com dados do Boletim do Lixo feito pelo órgão, em dois meses, Ubatuba foi a cidade da região que mais acumulou descartes incorretos, com mais de 417 kg.
Ao todo, foram monitoradas 56 praias do município. Em maio foram retirados 346,6 kg e em junho 61,6 kg. A equipe do Argonauta observa toda a faixa de areia, faz o registro fotográfico que indica a situação do local em quatro categorias, que são: ausente, quando não há evidência de lixo; traço, predominantemente ausente, mas com a presença de alguns itens espalhados; inaceitável, amplamente distribuído com algumas acumulações de lixo, e caótico, pesadamente contaminado com várias acumulações de resíduos. Ubatuba se encontra no nível traço.
Desde 2016 a instituição coleta, tria e analisa diariamente os lixos que são encontrados nas praias do Litoral Norte paulista, por meio de técnicos e monitores. Segundo o Argonauta, o resíduo mais encontrado nas praias é o plástico, correspondendo a 72% do total do lixo coletado, mas também são comuns bitucas, petrechos de pesca, entre outros. Uma das principais causas de mortalidade de animais marinhos no litoral norte é o plástico de origem humana, especialmente o plástico descartável
Confira os dados da região
Ubatuba: 56 praias analisadas e um total de 417 kg de lixo retirado
Caraguatatuba: 15 praias analisadas e um total de 154 kg de lixo retirado
São Sebastião: 31 praias analisadas e um total de 67 kg de lixo retirado
Ilhabela: 38 praias analisadas e um total de 57 kg de lixo retirado