Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O caiçara Charles Medeiros, autor da lei que institui a Semana Hans Staden, em Ubatuba, promoveu a aguardada aliança cultural e histórica entre Brasil e Alemanha em comemoração aos 500 anos do autor. Neste domingo (3) uma delegação da Alemanha, composta por representantes das cidades de Homberg e Wolfhagen, esteve no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto para a assinatura de uma carta de compromisso.
Participaram autoridades, a prefeita da cidade Flávia Pascoal e Nico Ritz, prefeito de Homberg, cidade natal de Hans Staden, que destacou o papel de Ubatuba na trajetória do viajante. Também participaram representantes do Governo do Estado de São Paulo, incluindo Cristiano Awa Kiririndju de Lima Silva, coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, e Giovanna Bolletta Perez, assessora técnica da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas.
A cerimônia contou com apresentações do coral Nhandu Nhemompuã, da Aldeia Boa Vista, e do grupo do Quilombo do Sertão de Itamambuca, do Projeto Arte Para Todos da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), que trouxe o Samba de Roda.
Hans Staden
O alemão esteve no Brasil por duas vezes e foi prisioneiro dos tupinambás em Ubatuba, nessa aventura registrou a vida dos indígenas do país. Hans Staden registrou de forma detalhada sua estada nas terras novas, e escreveu o que seria o primeiro livro sobre o Brasil, seu povo e o modo de vida.