Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Instituto Sou da Paz divulgou nesta semana o Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) a partir de números oficiais de 2022, com relação ao ano anterior. De acordo com os dados, Peruíbe, Caraguatatuba, Mongaguá e Ubatuba estão entre os cinco municípios com os maiores índices de crimes praticados com violência no Estado de São Paulo.
Segundo o instituto, a tendência tem se repetido nos últimos anos na região, o índice reuniu dados de 2022 para roubos, estupros e homicídios nos 136 municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes. Para os pesquisadores do órgão, a hipótese de criminalidade sazonal, provocada pela presença de turistas no período de férias
A pesquisa revela também que a exposição aos crimes violentos piorou na maioria dos municípios de São Paulo entre os anos de 2021 e 2022. De acordo com o levantamento, em 2021 Ubatuba estava na 18ª colocação para crimes violentos, em cidades com mais de 50 mil habitantes, em 2022 estava em 5º.
A Secretaria da Segurança Pública afirmou para o instituto que, reforçou as ações no litoral e os dados mostram queda dos crimes em 2023. Segundo a prefeitura de Ubatuba, houve queda de 55% nos casos de homicídios dolosos na cidade. A análise foi realizada com base nos registros de janeiro a outubro de 2023 em comparação com o mesmo período no ano passado. Segundo o estudo, o número de furtos no município também caiu. Foram 1.445 registrados em 2022 contra 1.255 em 2023.
Os dados do Instituto Sou da Paz podem ser conferidos em lp.soudapaz.org