Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento econômico com respeito e preservação à natureza. Com cerca de 80% de território ocupado pela Mata Atlântica, Ubatuba foi avaliada com índice crítico nesta área, conforme monitoramento do Instituto Aquila.
O indicativo confere uma nota, na escala de 0 a 100, para os 5.568 municípios brasileiros conforme o desempenho nos indicadores monitorados pelo IGMA, uma plataforma de tecnologia e inovação, desenvolvida pelo Instituto com o objetivo de medir o nível de excelência das cidades. De acordo com a escala, notas entre 80 e 100 são consideradas excelentes; de 65 a 80 indicam municípios considerados desenvolvidos; de 50 a 65 em desenvolvimento e abaixo de 50, apontam situação crítica. Ubatuba obteve 39,59 na área de sustentabilidade em 2023.
Os indicadores medem vários segmentos como arborização urbana, perdas na distribuição de água, emissão de poluentes, gestão de riscos ambientais, entre outros. Na coleta seletiva, por exemplo, o índice da cidade ficou próximo de zero e em recuperação de materiais recicláveis apenas 0,92, muito abaixo da média do Litoral Norte (2,78), do estado (5.07) e do país (7,73).
O município também apresenta resultados críticos em outras áreas, como “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” com 44,78 e “Saúde e Bem-Estar” com 46,52. Nas áreas de “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” e “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”, a cidade é considerada em desenvolvimento, e tem notas superiores a 56. A cidade possui índice favorável apenas na área de “Educação”, com nota 68,21 em 2023, mas mesmo neste índice, a cidade teve queda de classificação. Em 2020 a cidade era considerada excelente na área, obtendo nota 81,82.