Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Prefeitura de Ubatuba confirmou nesta segunda-feira (12) o segundo caso de gripe aviária H5NI da cidade. A ocorrência aconteceu no bairro Maranduba na última quinta-feira (8), quando dois turistas encontraram o animal debilitado. O pássaro seria da espécie trinta-réis-real.
O Ministério da Agricultura e Pecuária já havia confirmado na noite do dia 5 de junho o primeiro caso de gripe aviária do estado de São Paulo, em Ubatuba. O animal foi encontrado morto no Centro no dia 4.
De acordo com a prefeitura, “um exame laboratorial confirmou a doença na primeira ave encontrada e, no segundo caso, por ser uma ave da mesma espécie e encontrada no mesmo município, o caso é confirmado por critério clínico epidemiológico, sem a necessidade de exames, conforme o protocolo nacional.
Casos no Brasil
O Brasil tem 31 registros de gripe aviária, todos são aves silvestres, que vivem na natureza. Além de São Paulo, houve contaminações nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O governo ressaltou ainda que não há focos de gripe aviária em aves de granja, voltadas para a alimentação. O país mantém o status de “livre de influenza aviária”. O país está em estado de emergência zoossanitária em vigor no país por conta de casos de Influenza Aviária em aves silvestres em quatro estados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a probabilidade de propagação da doença em humanos extremamente baixa.