Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As toninhas são a menor espécie de golfinho do Brasil e são encontradas nas praias do litoral norte de São Paulo, o animal está ameaçado de extinção. Em Ubatuba um exemplar foi encontrado morto na Praia da Fazenda, conforme vídeo enviado para a Rádio Costa Azul, nesta segunda-feira (22). O Instituto Argonauta foi acionado.
“Quando a equipe chegou ao local, constatou que se tratava de uma carcaça de uma toninha filhote, já em estado avançado de decomposição, encalhada na areia. Se tratava de um macho com 92cm. Não foi possível obter informações sobre a causa da morte pela condição da carcaça. A carcaça foi recolhida pela equipe, mas não foi possível maiores análises”, informou.
De acordo com o instituto, nos últimos cinco anos, 98% das toninhas encalhadas no litoral norte de São Paulo foram encontradas mortas. O órgão monitora o trecho compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.
Para se ter uma ideia, de janeiro a março de 2023, o Instituto Argonauta contabilizou em sua base de dados um total de 26 atendimentos a ocorrências envolvendo encalhes de toninhas nas praias de Ubatuba (46%), Caraguatatuba (19%), São Sebastião (19%) e Ilhabela (15,4%). Em todos os encalhes, os animais foram encontrados mortos. Em cinco anos foram registradas 330 ocorrências pela instituição.
“Temos visto um número considerável de ocorrências de toninhas mortas, muitas com uma morte relacionada à captura incidental pela pesca, que é considerada hoje a maior ameaça à essa espécie, seguida pela poluição do ambiente marinho”, relata a bióloga Carla Beatriz Barbosa do Argonauta.
As toninhas são predadores de topo, e ajudam a controlar a população de peixes e lulas, o que é fundamental para manter o equilíbrio ecológico nos ecossistemas costeiros. Além disso, os animais são considerados um bioindicador da saúde dos ecossistemas marinhos, pois sua presença indica a preservação de habitats importantes.