Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um jovem surfista de Ubatuba resgatou um pinguim debilitado na Praia Grande, em Ubatuba, no último sábado (13). O animal não conseguia nadar. O Instituto Argonauta foi acionado.
De acordo com Eduardo Mulford, ele surfava quando saiu de uma onda e viu algo boiando na água. Foi quando encontrou o pinguim, que estava bem cansado e sem forças para nadar. “Fui tentando fazer com que ele nadasse para a areia assim seria mais fácil. Só fiquei com medo porque às vezes eles podem ter doença, tive que ter muito cuidado para não encostar. Enfim chegamos na areia e eu tentei fazer com que ele subisse na minha prancha, da primeira vez a onda bateu e o derrubou e ficamos tentando, mas tinha muita gente querendo tirar foto e ver o que era, mas consegui e o guarda-vidas acionou o instituto Argonauta. O guarda-vidas colocou ele em um balde e eu voltei a surfar”, explicou.
Segundo o Argonauta, o animal foi socorrido pelos veterinários do órgão, mas estava muito debilitado, não resistiu e acabou morrendo. “Recebemos um acionamento dos salva-vidas da Praia Grande de Ubatuba, no sábado, para a ocorrência de um pinguim resgatado por um surfista local. A equipe de reabilitação se deslocou até o local para o resgate. O animal foi atendido pela equipe de veterinários do Instituto Argonauta, recebendo cuidados e medicações, realizando exames complementares e alimentação. Infelizmente, o animal não resistiu às primeiras horas de atendimento e foi a óbito”.
Segundo Carla Barbosa, do instituto, as ocorrências no período têm sido iguais, animais caquéticos, anêmicos e hipotérmicos e com muitos parasitas. O Instituto orienta que, nos casos de encontrarem pinguins vivos ou mortos, a pessoa deve procurar o Argonauta pelo 0800.642.3341 o mais rápido possível, além de enviar a condição do pinguim e a localidade exata onde o animal se encontra.