Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Sobradão do Porto, prédio do século XIX, é um dos principais patrimônios históricos e arquitetônicos de Ubatuba. O local poderá receber R$ 2 milhões de reais para restauração, conforme anúncio feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin nesta terça-feira (17) para uma comitiva da cidade em Brasília (DF).
A comitiva de Ubatuba contou com o prefeito Marcio Maciel (MDB), acompanhado do presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Luiz Bischof, do secretário de Assistência Social, Luiz Augusto Rocha e do procurador Cícero Assunção.
“Hoje reafirmamos o nosso compromisso de trabalharmos juntos. Despachamos questão da saúde, Programa Mais Médicos, recursos para credenciamento de equipes da saúde, elevação do teto MAC (Média e Alta Complexidade), recursos para a Santa Casa de Misericórdia, apoio ao piso da Enfermagem, conversamos também sobre cultura e a importância de recuperar o Sobradão, um prédio maravilhoso, um patrimônio não só de Ubatuba, mas de São Paulo e do Brasil, com conjunto arquitetônico maravilhoso e que vamos ajudar a recuperar, entre outras obras para o município”, elencou o vice-presidente.
O Sobradão do Porto fica na Praça Anchieta, nº 38, no início da Rua Balthazar Fortes, no centro da cidade.
Sobradão do Porto
Erguido em 1846 na foz do Rio Grande pelo rico comerciante e fazendeiro do café, o português Manoel Baltazar da Cunha Fortes, que aportou no Brasil com a vinda da Família Real, o Sobradão do Porto é um patrimônio histórico e arquitetônico de Ubatuba. O prédio é composto por dois andares superiores com uma arquitetura inovadora para a época.
O local já foi espaço para exposições de arte, artesanato, fotografia, além de oficinas culturais, cursos e concursos que incentivaram a produção artística e o resgate e valorização da cultura caiçara. Está fechado desde 2018 para manutenção e restauro.