Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um estudo recente, publicado pela organização não governamental americana Climate Central, aponta que o litoral de São Paulo sofre risco crescente de erosão costeira, e mais de 20 praias podem, no futuro, ser “engolidas” pelo mar. Seis delas ficam em Ubatuba.
Segundo o Mapa de Risco à Erosão Costeira do Estado de São Paulo, elaborado pelo Instituto Geológico do Estado de São Paulo com dados de 2017, as praias de Ubatuba com maior risco de sofrerem com o avanço do mar são: Ubatumirim, Barra Seca, Itaguá, Praia Grande, Fortaleza e Maranduba.
O mapa mostra as áreas de areia e locais afetados pelo avanço do mar. A erosão costeira é um fenômeno natural que pode fazer com que o mar avance até mesmo sobre áreas habitadas. O avanço do oceano provoca a perda de áreas de praia, impacta a vegetação de restinga e ameaça edificações próximas. Segundo o Instituto Florestal, o fenômeno é intensificado por fatores humanos, como a retirada de areia dos rios, a construção de barragens, a remoção de vegetação, entre outros. Além disso, as mudanças climáticas também podem acelerar o problema.
Confira a lista das praias no litoral paulista que estão em risco:
Ubatuba: Ubatumirim, Barra Seca, Itaguá, Praia Grande, Fortaleza e Maranduba
Caraguatatuba: Tabatinga, Massaguaçu
São Sebastião: Enseada, São Francisco, Pontal da Cruz e Baraqueçaba
Ilhabela: Perequê, Itaguaçu
Bertioga: Itaguaré, São Lourenço
Guarujá: Pernambuco, Astúrias
São Vicente: Gonzaguinha, Capitão
Itanhaém: Itanhaém
Peruíbe: Peruíbe, Guaraú
Iguape: Itacolomi, Jureia e Leste
Ilha Comprida: Ilha Comprida