Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foi encontrado em Ubatuba o segundo menor vertebrado do mundo. Com média de apenas 8 milímetros de comprimento, a espécie de sapo-pulga foi descoberta por pesquisadores do Laboratório de História Natural de Anfíbios Brasileiros (LaHNAB), do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. Na última sexta-feira (25), os cientistas divulgaram o artigo na revista PeerJ.
O anfíbio foi batizado de Brachycephalus dacnis e só é maior que a espécie Brachycephalus pulex, encontrada na Bahia em janeiro deste ano. O encontro com o animal aconteceu durante trabalho de campo realizado na reserva do Projeto Dacnis em Ubatuba. Além da cidade, o pequeno sapo habita áreas de florestas de Paraty (RJ).
Endêmico da Mata Atlântica, o artigo relata que esses animais apresentam características únicas relacionadas aos seus tamanhos extremos, incluindo a perda, redução e até fusão de ossos. Outra curiosidade é que a espécie de sapo coloca ovos relativamente grandes e o desenvolvimento dos filhotes ocorre sem a fase de girino, por conta dos corpos extremamente pequenos, o que é conhecido como miniaturização, uma adaptação comum em animais de pequeno porte.
Segundo os pesquisadores, a espécie Brachycephalus dacnis, aparentemente, não corre risco de extinção, mas essa análise só pode ser estipulada após avaliação do ICMBio, pois ele depende da floresta para existir, e não ocorre em áreas desmatadas