Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Quase 270 crianças das escolas municipais de Ubatuba são novos guardiões do oceano. Os estudantes fizeram parte do projeto Monitoramento Mirim Costeiro em 2023 para educação socioambiental.
A iniciativa realizou 55 oficinas em sete escolas municipais, em um total de 11 turmas e trabalha com diferentes conteúdos para alunos do 4º e 5º ano de forma interligada. Participaram as escolas Profª Marina Salete Nepomuceno do Amaral – Perequê-açu; Profª Altimira Silva Abirached – Itaguá; Prof. Honor Figueira – Itamambuca; Manoel Inocêncio Alves dos Santos – Ubatumirim; José Belarmino Sobrinho – Puruba; Prof.º Iberê Ananias Pimentel – Picinguaba; e Maria do Carmo Soares – Camburi.
O projeto em Ubatuba é uma extensão da metodologia do Programa Monitoramento Mirim Costeiro. O programa possui cinco oficinas com aulas, saídas de campo e análises de resultados. As crianças vão até a praia e monitoram os objetos na areia. Nas 22 saídas de campo com os alunos, foram encontrados 2.849 itens não naturais, sendo os mais identificados: carvão, bituca de cigarro e pedaço de plástico.
O projeto, apoiado pela Petrobrás, tem sete praias monitoradas pelos estudantes e 268 Monitores Mirins Costeiros formados. A expectativa é ter mais 200 monitores em 2024.