Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma vez ao mês Ubatuba recebe o projeto Cinema Popular. Na edição de julho, o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto exibe os filmes “Saudade Mundão”, de Julia Hannud e Catharina Scarpellini; e o inédito “Mujeres Protagonistas”, de María Sol Aranda, que falam sobre a vida de mulheres na prisão, às 19h, com entrada gratuita. A classificação é 14 anos.
O projeto Cinema Popular é organizado pelo grupo Apoenã, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). Os ingressos para os filmes devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na bilheteria do teatro. Após a exibição, as diretoras Julia Hannud e María Sol Aranda estarão no teatro para um bate-papo com o público.
Filmes sobre um tema sensível no Brasil
O Brasil é o 4º país do mundo onde mais mulheres estão presas. Entre 2000 e 2016 houve um crescimento de 700% da massa carcerária feminina e, neste contexto, o documentário Saudade Mundão foi desenvolvido.
De 2021, o longa relata a rotina de quatro mulheres, e um homem trans, antes e durante o cárcere, marginalizados antes de serem encarcerados. O filme se passa na Cadeia Pública de Franca.
Já o “Mujeres Protagonistas” é um curta-metragem documental, de 13 minutos, que traz as oficinas de teatro que acontecem na unidade penitenciária nº 52, na cidade de Azul, Buenos Aires, Argentina.