Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um projeto busca promover o desenvolvimento territorial sustentável no Quilombo do Sertão de Itamambuca, em Ubatuba. O local abriga cerca de 70 famílias. O “Quilombo Sustentável” é uma iniciativa do Instituto Terroá, realizado em parceria com a Petrobras e conta com o apoio e da organização comunitária local, a ARQCSI (Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade do Sertão de Itamambuca).
As atividades tiveram início em janeiro de 2023 e, a ideia, é promover ao longo de dois anos, diversas ações, fornecendo subsídios para que a comunidade possa se tornar autossuficiente e que seja referência para outros quilombos.
São 50 pessoas da comunidade participantes contínuos do projeto, entretanto, há a expectativa de em algumas atividades ter mais de 300 pessoas, entre participantes eventuais, além de moradores de outros quilombos e bairros da região.
A coordenadora do projeto “Quilombo Sustentável”, Raquel Pagan, fala da importância de parcerias da sociedade civil e órgãos públicos para o desenvolvimento da iniciativa.
A comunidade do Quilombo do Sertão de Itamambuca foi reconhecida em âmbito estadual, em 2010, pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp)
Ela conta ainda que a comunidade está num momento de resgate das suas tradições e identidade quilombola e o projeto veio de encontro para trabalhar o desenvolvimento territorial sustentável, seja no plantio, pesca, além do turismo, que será coordenado por eles onde apresentarão seu território e sua história.
“As oficinas, rodas de conversa e mutirões acontecem com um envolvimento muito significativo dos moradores e a gente percebe que muitas vezes as atividades se tornam também momentos de celebração”. conclui.