Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Há anos Ubatuba sofre com os alagamentos de ruas, principalmente na zona urbana. Com as chuvas da última semana, a rua Usina Velha, a Avenida Rio Grande do Sul, o Parque Guarani e várias ruas da cidade ficaram debaixo d’água. Nesta quarta-feira (24) a Prefeitura Municipal anunciou a contratação de uma empresa especializada para desenvolver um planejamento que irá prevenir as inundações. O projeto tem até 12 meses para ficar pronto.
Segundo a prefeitura, a macrodrenagem é uma solução de engenharia que retira o excesso de água do solo, acumulado em grandes áreas. “A técnica previne enchentes e, consequentemente, pode reduzir os danos a imóveis causados pelas inundações, diminuir as doenças causadas pelo acúmulo de água, melhorar a qualidade das águas pluviais, dentre outros benefícios”, explica.
Ainda segundo a prefeitura, os estudos vão incluir áreas urbanas críticas com histórico de inundações, como o Perequê-Açú, Taquaral, Sumidouro, Praia Grande, Sesmarias, Lagoinha, Maranduba, Sertão do Araribá, Sertão da Quina e Itaguá. Além disso, a iniciativa está enquadrada no Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico, que engloba abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos.