Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na última sexta-feira (11) o grupo Tamoio, com o apoio da prefeitura de Ubatuba, realizou mais uma ação de limpeza no Rio Tavares no bairro Estufa I. Em um ano mais de 15 toneladas de lixo foram retiradas do local.
De acordo com a administração municipal a ação é feita por voluntários como Freddie Zenzen, que há seis meses participa da iniciativa, e explicou que o desassoreamento é um processo que remove resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios para melhoria de seu escoamento, com o intuito de minimizar as inundações.
“São mais de 60 toneladas de lixo acumuladas nos últimos 3 anos, lixo de décadas, que foram se concentrando no leito de um rio tão importante para a balneabilidade das praias que o recebem. Manter nossos rios limpos é preservar a saúde dos munícipes e das nossas águas de forma geral, inclusive como cidade turística que somos”, conta.
Já Uddhava, um dos administradores do grupo Tamoio explica que a área já quantidade de lixo é praticamente a mesma, durante todo o período. Ele está há três anos na iniciativa. “Cada quinze dias tiramos uma caçamba de lixo da boia de contenção”, relata
De acordo com o Instituto Tamoio, em 2022, 15 toneladas de lixo foram retiradas durante as ações no Rio Tavares.