Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A temporada de jubartes no litoral norte geralmente vai de junho a agosto, conforme o projeto Baleia à Vista. Mas, na última sexta-feira (12) uma baleia jovem, com aproximadamente 10 metros, foi avistada entre a ilha da Rapada e Anchieta em mar aberto.
O registo foi feito por Jefferson Ramiro da Boat Mestre Arildo, por volta das 10h da manhã. “Trabalhamos com passeio náutico, estávamos no início do passeio, quando um passageiro me informou que à direita da embarcação havia uma baleia, nesse momento eu desacelerei e começamos a fazer o vídeo, ficamos distantes para não gerar nenhum estresse nela, logo em seguida continuamos o passeio, pois temos horário a cumprir. A baleia era uma jovem, com menos de 10 metros aproximadamente, ela estava entre a Ilha da Rapada e a Ilha Anchieta em mar aberto”, contou Jefferson.
Ramiro fala da importância conhecer as regras e normas para o avistamento de baleias, com o objetivo de preservar o animal. Entre as normas, destaca-se a proibição de aproximar-se de qualquer espécie de baleia com o motor ligado a menos de 100m de distância do animal mais próximo; não religar o motor antes de avistar claramente as baleias na superfície ou a uma distância de no mínimo 50m da embarcação; não perseguir, com motor ligado, qualquer baleia por mais de 30m, ainda que respeitadas as distâncias e não produzir ruídos excessivos, tais como música, percussão de qualquer tipo ou outros. Também é proibida a prática de mergulho ou natação, com ou sem o auxílio de equipamentos, a uma distância inferior a 50m de baleia de qualquer espécie.
De acordo com o Projeto Baleia à Vista, as jubartes viajam para a costa paulista em busca de águas mais quentes para descansar, se alimentar e procriar. Geralmente chegam em junho, mas neste ano apareceram mais cedo.