Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Cinco praias brasileiras avançaram no projeto para se tornarem a 1ª Reserva Nacional de Surf, e há uma praia de Ubatuba na disputa. Localizada na região norte de Ubatuba, com mais de 2 km de extensão, muitas ondas e um visual de tirar o fôlego, Itamambuca concorre ao título. O resultado final está previsto para o dia 31 de agosto.
O título é concedido pelo Instituto Aprender Ecologia, proponente do Programa Nacional de Reservas de Surf (PBRS), e as candidatas devem apresentar documentação referente aos seguintes critérios: qualidade, consistência e relevância das ondas; características socioecológicas do ecossistema de surf; cultura, história e desenvolvimento do surf no local; e engajamento comunitário, capacidade de governança e sustentabilidade da reserva.
De acordo com a organização, uma Reserva de Surf tem como objetivo principal reconhecer picos únicos e impulsionar o desenvolvimento sustentável, além de promover a cultura do esporte em conjunto com a conservação ambiental. Após o anúncio, a praia nomeada deverá iniciar a formação de um Comitê de Gestão Local e a organização do evento de celebração da designação como Reserva Nacional de Surf, que será seguido pela elaboração de um Plano de Gestão com o apoio do núcleo executivo do PBRS.
A mais famosa de Ubatuba entre os surfistas, a praia de Itamambuca sediou alguns dos primeiros festivais de surf da história. A praia proporciona ondas manobráveis e fortes em toda sua extensão, recebe ondulações de todas as direções (sul, sudeste, leste) e funciona melhor com swell do quadrante sul. Destaque para a onda que quebra ao lado da pedra do canto esquerdo, na entrada do rio que dá nome à praia. O crowd é intenso o ano inteiro.