Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Rádio Costa Azul recebeu denúncias de que não está ocorrendo a coleta de lixo hospitalar na cidade. A retirada desse tipo de resíduo é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que determina que ele seja coletado separadamente, por medidas de saúde e para evitar contaminações.
Segundo uma ouvinte, que trabalha em uma clínica odontológica, a coleta não está acontecendo desde o início do ano e o problema também acontece em outros estabelecimentos. “Soube que nos postos de saúde e nem na Santa Casa está tendo coleta. Mas, conversamos com outras clínicas e em nenhuma está sendo coletado o lixo. Não sabemos o que fazer com esse lixo contaminado. Disseram que o carro estava quebrado e não tem previsão para a voltar”, relata.
Entramos em contato com representantes da prefeitura. Por meio de nota, disseram que o problema foi ocasionado pelas chuvas da última semana.
“Diante das adversidades enfrentadas nos últimos dias, em decorrência dos elevados índices pluviométricos, o Consórcio Ubatuba Ambiental vem a público esclarecer os impactos causados por contínuos alagamentos e transbordamentos na ponte de acesso ao Transbordo Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Essa situação excepcional tem impossibilitado a descarga dos caminhões compactadores e acesso das carretas de transbordo, causando paralisação do serviço durante longos períodos na última semana, o que causa atrasos na operação do serviço de coleta de RSU”, informou
Segundo a nota, as interdições da serra da rodovia Tamoios, em função das chuvas, também causaram atrasos no transporte dos resíduos até o aterro sanitário de Jambeiro.
De acordo com a ANVISA, o resíduo de saúde deve ser rigorosamente separado por grupos, para evitar riscos à saúde do homem e a contaminação do solo e das águas. As regras devem ser seguidas por hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde.