Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma carta aberta publicada por médicos nas redes repudia a decisão da Santa Casa de Ubatuba de diminuir a quantidade de pediatras na instituição. O documento compartilhado tem assinatura de 20 profissionais e repercutiu entre moradores de Ubatuba nos últimos dias.
Confira a carta aberta
“Em pleno surto de dengue, aumento de casos de Covid, influenza, a cidade toda doente, a fila de espera do PS de horas, e uma perspectiva de aumento explosivo de casos de infecção respiratória em crianças para o próximo 3 meses, haverá diminuição do número de médicos na escala no pronto-socorro da pediatria da Santa Casa. Teremos apenas 1 médico para atender todas as crianças do município. A equipe da pediatria vem manifestar sua indignação e alertar a população do risco que nossas crianças estão sofrendo, com essa decisão”
Em nota, a Santa Casa justificou que passa por dificuldades financeiras e tem “débitos astronômicos deixados pelas administrações anteriores”, o que ocasionou, inclusive, bloqueios judiciais e inviabilizaria a uma escala com mais profissionais. Segundo informado pela instituição, no horário de pico das 12h às 24h, dois pediatras estão realizando o atendimento.
“Diante da decretação da situação de emergência em razão da epidemia de dengue que o município enfrenta, considerando os números de atendimentos atrelados ao horário de pico, a contar de 09 de março do corrente ano, o plantão do pronto socorro infantil será composto por um Pediatra das 7h às 19h, mais um Pediatra das 12h às 24h e um Pediatra das 19h às 7h.”, informam.
A Direção da Santa Casa e a Secretaria Municipal de Saúde afirmaram ainda que a carta aberta dos médicos tumultua a situação. “Exposições como esta, após realizadas todas as tratativas com a equipe que tem conhecimento e vive de perto a realidade da instituição, serve somente para gerar tumulto e insegurança à população”, diz a nota.