Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Aldeia Rio Bonito, ou Yakã Porã, fica localizada no Sertão de Itamambuca. Na manhã da última sexta-feira (24) foi lançado o Programa de Turismo de Base Comunitária. Com o objetivo de promover a valorização e preservação da cultura indígena, a medida pretende fomentar o desenvolvimento sustentável e fortalecer a economia local.
No programa, foram apresentadas diretrizes para parcerias comerciais, em que a própria comunidade será gestora das atividades turísticas, para fortalecer as heranças culturais dos povos originários. Conforme Ivanildes Pereira da Silva (Ivanilde Kerexu), liderança da aldeia, a iniciativa tem compromisso com a inclusão social, a diversidade cultural e o meio ambiente.
A aldeia
Reconhecida oficialmente pela Funai em 2012, a Yakã Porã, localizada no Sertão do Itamambuca, com acesso pela estrada da Casanga, é considerada uma extensão da Aldeia Boa Vista, uma reocupação dentro do território indígena da também Aldeia Guarani Tekoa Jaexaa Porã (Boa Vista). No local vivem cerca de 50 pessoas, em 12 famílias, todos Guarani Mbya, vindos de Paraty-Mirim (RJ).
A separação de parte da comunidade Boa Vista para criar uma nova aldeia se deu por conta do grande número de caçadores e madeireiros que invadiam a região. O objetivo foi posicionar a aldeia em lugar estratégico para diminuir as invasões e preservar a diversidade. A venda de artesanato é uma das principais fontes de renda dos moradores.