Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Fundação Florestal de São Paulo anunciou a expansão do Programa Guardiões das Florestas, que passará de 8 para 14 aldeias atendidas, em territórios da capital, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Litoral Norte, Alto Paranapanema e região de Botucatu. O núcleo Picinguaba de Ubatuba foi incluído.
O valor de investimentos para o programa aumentou e chegou a R$ 1,4 milhão. Conforme o governo, a iniciativa valoriza as comunidades indígenas que vivem dentro dos parques e unidades de conservação e as remunera pela preservação dessas áreas protegidas.
O edital para credenciamento foi publicado na última sexta-feira (9) no “Diário Oficial do Estado”. Podem responder ao chamamento as aldeias localizadas no Parque Estadual Serra do Mar (núcleos Bertioga, Itariru, Itutinga-Pilões, Picinguaba e São Sebastião), Parque Estadual Jaraguá, Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual Jurupará, Parque Estadual Intervales, Parque Estadual Xixová-Japuí, Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Mar e APA do Rio Batalha. O prazo de credenciamento é de 10 dias a partir da publicação.
“A remuneração dos serviços ambientais prestados pelos povos originários é um reconhecimento de sua contribuição para a preservação das Unidades de Conservação, trazendo para essas pessoas uma oportunidade de renda com aquilo que está na essência de sua cultura e de suas tradições. É um ato de inclusão social e de respeito a essas comunidades”, disse o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.