Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Moradores da região da trilha das 7 praias e guias de turismo fizeram denúncia à Rádio Costa Azul sobre um acampamento irregular com dezenas de barracas nas praias da região. Muito lixo teria sido jogado no local, em uma área de preservação ambiental.
O denunciante afirma que agências de turismo de fora de Ubatuba estariam vendendo o pacote de acampamento na cidade. O grupo seria de São Paulo capital e estava com coolers e churrasqueira. Além do lixo, há relatos de corte de bambu no acampamento.
Os guias e comunidades tradicionais cobraram a Comtur (Companhia Municipal de Turismo) sobre o caso. O órgão informou que notificou a van, mas que a fiscalização cabe à Polícia Ambiental.
“Essa van foi devidamente notificada, não desembarcou na trilha das sete praias, foi notificada na tentativa de desembarque. A Comtur fiscaliza a entrada e saída de vans e ônibus de fretamento turístico dentro do município, o acampamento ilegal é com a polícia ambiental e meio ambiente.”, disse a representante da Comtur.
A trilha das 7 praias compreende as praias Oeste, do Peres, do Bonete, a Grande do Bonete, a Deserta, a do Cedro e a praia da Fortaleza e fica em área de preservação ambiental. Em janeiro deste ano, outro acampamento irregular no local também preocupou os moradores e gerou lixo.
O Decreto Estadual 52.388/1970 proíbe camping selvagem e churrasco em todas as praias de São Paulo. Além disso, em Ubatuba, a lei 1360/1994, também trata do tema. Na cidade, só é permitido acampar em locais devidamente regulamentados.
A Rádio Costa Azul entrou em contato com a Prefeitura de Ubatuba, que, por nota, explicou que a administração não conta com uma equipe exclusiva para esse tipo de fiscalização. “A Secretaria de Meio Ambiente informa também que não há uma equipe exclusiva para este tipo de fiscalização e, por isso, conta com o apoio da Guarda Municipal para coibir tais ações”, disse a nota.