Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Polícia Civil de São Paulo investiga os desdobramentos da Operação Decurio, realizada no início do mês. De acordo com a GloboNews, a Polícia reuniu provas de que o PCC infiltrou candidatos do crime organizado nas eleições de 2024 nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com Ubatuba mencionada como uma das cidades de interesse da facção.
Segundo a reportagem, os investigadores analisaram os celulares dos envolvidos e descobriram mensagens que indicavam a atuação de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) para financiar candidatos a vereadores com a intenção de lavar dinheiro do tráfico. Nas conversas interceptadas, João Gabriel de Mello e “Gordo”, integrantes da facção, discutem as campanhas de vereadores que seriam apoiadas no estado de São Paulo. São mencionadas como “mais importantes” as cidades de Santo André, Mogi das Cruzes e Ubatuba, onde uma pessoa identificada como “Gisele” seria a candidata a vereadora financiada. Entre os candidatos a vereador registrados em Ubatuba, não há ninguém com o nome Gisele.
Nas trocas de mensagens, os traficantes afirmam que há candidatos financiados até mesmo pela máfia italiana. A Polícia Civil de São Paulo também está analisando candidatos de outras cidades que possam ter ligações com o PCC.
Operação Decurio
No início do mês, a Polícia Civil de São Paulo cumpriu 20 mandados de prisão e 60 mandados de busca e apreensão contra pessoas ligadas à facção criminosa. De acordo com o Governo de São Paulo, além dos mandados, a Justiça efetuou o bloqueio de mais de R$ 8 bilhões em valores dos investigados. Há indícios do uso de empresas para lavagem de dinheiro. Foram cumpridos mandados nos municípios de São Paulo (Capital), Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Ubatuba, São José dos Campos, Sorocaba e Campinas.