Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em junho deste ano, pesquisadores e biólogos encontraram uma árvore considerada raríssima na região do Pico da Piúva, em Ubatuba. A espécie não era vista há mais de 50 anos no estado de São Paulo. A Hortia brasiliana, conhecida popularmente como “paratudo”, foi encontrada na Mata Atlântica e será levada para jardins botânicos para ser preservada.
Após localizarem um exemplar, os pesquisadores voltaram à região no dia 8 de julho e encontraram mais 20 árvores da espécie. O pesquisador, biólogo e botânico José Ataliba relata que estava fazendo uma trilha quando o grupo avistou a árvore. “Estávamos fazendo uma trilha por conta da Semana Mundial do Meio Ambiente na região do Pico da Piúva, em Ubatuba, quando encontramos um fruto dessa árvore. Eu só a conhecia pela literatura, nunca a havia visto”, afirmou.
Além de locais de pesquisa, como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), mudas serão enviadas para os jardins botânicos de Jundiaí (SP) e para o Inhotim, em Brumadinho (MG).
O último registro da espécie no estado de São Paulo ocorreu há 52 anos, em 1972, em São Sebastião. A espécie é mais comumente encontrada no Cerrado, onde as árvores são menores. As de Ubatuba têm cerca de 25 metros de altura.
Segundo o biólogo, além de servir como alimento para os animais, a baga, fruto da espécie, é conhecida pelo seu uso na medicina, sendo utilizada contra náusea, enjoo e febre, entre outros. De acordo com a publicação, os pesquisadores pretendem voltar ao local, pois a espécie só ocorre em áreas de floresta da Mata Atlântica que são muito protegidas.