Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Pesquisadores e biólogos encontraram uma espécie de árvore considerada raríssima na região do Pico da Piúva, em Ubatuba. A Hortia brasiliana, conhecida popularmente como “paratudo”, tem potencial medicinal e não era vista há mais de 50 anos no estado de São Paulo.
A espécie foi encontrada no início de junho, mas a descoberta foi divulgada recentemente. Após encontrarem um exemplar, os pesquisadores foram à região no dia 8 de julho e encontraram mais 20 árvores da espécie.
Para o G1, o pesquisador, biólogo e botânico José Ataliba conta que realizava uma trilha quando o grupo viu a árvore. “Estávamos fazendo uma trilha por conta da Semana Mundial do Meio Ambiente na região do Pico do Piúva, em Ubatuba, quando encontramos um fruto dessa árvore. Eu só conhecia pela literatura, nunca havia visto”.
O último registro da espécie no estado de São Paulo foi há 52 anos, em 1972, em São Sebastião. A espécie é mais comumente encontrada no Cerrado, onde as árvores são menores. As de Ubatuba têm cerca de 25 metros de altura.
De acordo com o biólogo, além de ser alimento para os animais, a baga, fruto da espécie, é conhecida pelo seu uso na medicina, sendo usada contra náusea, enjoo e febre, entre outros. Segundo a publicação, os pesquisadores pretendem voltar ao local, pois a espécie só ocorre em áreas de floresta de Mata Atlântica que são muito protegidas.