Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) é o único fundo latino-americano na área. Até o dia 15 de julho, a instituição está com a chamada pública aberta para fortalecer até 15 organizações e quatro lideranças jovens e comunitárias no Litoral Norte de São Paulo, região de Ubatuba. São mais de R$ 800mil em recursos.
A chamada “FunBEA pela Justiça e Educação Ambiental Climática – Fortalecimento institucional de coletivos, movimentos socioambientais, lideranças jovens e comunitárias para adaptação climática” tem como objetivo fortalecer essas instituições, expandir a intervenção territorial desses movimentos e promover justiça climática, incentivando a organização de comunidades resilientes.
Conforme a assessoria da instituição, no total serão destinados R$822 mil para fortalecer até 15 organizações e quatro lideranças jovens e comunitárias.
De acordo com dados do Atlas Digital de Desastres no Brasil, somente no estado de São Paulo foram registradas 2.463 ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, movimentos de massa, entre outros, com 775 óbitos, 414 mil desabrigados e desalojados, e um prejuízo estimado em 19,12 bilhões de reais.
“Um desses lugares atingidos e que sofreu grande impacto foi o Litoral Norte de São Paulo, que recebeu mais de 600 mm de chuva em 24 horas no dia 18 de fevereiro de 2023. Diante da tragédia-crime, as organizações locais e lideranças comunitárias foram fundamentais para a regeneração de seus territórios”, diz o órgão.
Em 2023, o FunBEA, a partir da pesquisa sobre Educação Ambiental Climática, formulou 10 diretrizes com o objetivo de orientar ações de educação ambiental no enfrentamento da crise climática que avança sobre o planeta.
O edital completo para o chamamento público está disponível em: FunBea.org.br.