Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em menos de um mês, os casos de Chikungunya dobraram em Ubatuba e foram de 5 no dia 26 de abril para 10 em 22 de maio. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a febre-amarela. Em Ubatuba, além dos confirmados, outros 23 pacientes aguardam resultados de exames.
Conforme o boletim da Vigilância Epidemiológica da prefeitura divulgado nesta segunda-feira (20), entre os pacientes positivos, três são do Centro, e os bairros Ipiranguinha, Taquaral, Fortaleza, Itaguá, Acaraú, Estufa 2 e Perequê-Açu, possuem um caso cada. A chikungunya deixa o paciente com febre alta e tem uma fase aguda, marcada, dor no corpo e fadiga, em alguns pacientes a doença evolui para a forma crônica, com fortes dores nas articulações, que são incapacitantes e podem se prolongar por meses.
Segundo a prefeitura, para combater os criadouros do mosquito que transmite as doenças, são realizados mutirões de limpeza pelos bairros da cidade. Ainda segundo o boletim divulgado na última segunda-feira (22), Ubatuba registra este ano 5.067 casos de dengue e 21 exames ainda aguardam resultados.