Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um estudo divulgado pelo Governo Federal na semana passada apontou que 1.942 municípios brasileiros estão suscetíveis a desastres naturais, como deslizamentos de terra, alagamentos e inundações, ou seja, 35% do total dos municípios brasileiros. Ubatuba está na lista.
Além de Ubatuba, também estão na lista cidades próximas como Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, Paraty e Angra dos Reis. O levantamento foi coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, a pedido do governo, em razão das obras previstas para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que prevê investimentos em infraestrutura em todo o país.
De acordo com a pesquisa, Ubatuba tem 92.980 habitantes, com 4.678 pessoas vivendo em áreas de risco de deslizamentos, enxurradas e inundações. Já em Caraguatatuba, a maior cidade da região, com 134.875 habitantes, 3.006 moram em áreas mapeadas como de risco. Em São Sebastião, com 81.540 habitantes, e Ilhabela, com 34.934, o governo não mensurou as pessoas que estão em áreas de risco, mas ambas as cidades aparecem na lista de risco geo-hidrológico.
“A urbanização rápida e muitas vezes desordenada, assim como a segregação sócio-territorial, têm levado as populações mais carentes a ocuparem locais inadequados, sujeitos a inundações, deslizamentos de terra e outras ameaças correlatas. Essas áreas são habitadas, de forma geral, por comunidades de baixa renda e que têm poucos recursos para se adaptarem ou se recuperarem dos impactos desses eventos, tornando-as mais vulneráveis a tais processos”, aponta o estudo.
O levantamento faz uma série de recomendações para minimizar os danos dos desastres futuros, como a ampliação do monitoramento e sistemas de alerta para riscos relativos a inundações, a atualização anual desses dados e a divulgação dessas informações.