Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O projeto Ubatubasat conquistou reconhecimento internacional lançando o primeiro satélite já desenvolvido por estudantes de ensino fundamental no mundo. A equipe pretende lançar o segundo satélite e conseguiu uma emenda no valor de R$200 mil reais, com o senador Marcos Pontes, que há anos apoia o projeto.
A iniciativa surgiu na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, em Ubatuba, em 2010, quando o professor de física Cândido Osvaldo de Moura descobriu, lendo uma revista, que uma empresa americana vendia kits para montagem de satélites e sonhou em envolver seus alunos em uma empreitada espacial. Em janeiro de 2017, o Ubatubsat entrou para a história com o primeiro satélite desenvolvido por estudantes de ensino fundamental a ser colocado em órbita.
Com a repercussão internacional do feito, os alunos visitaram instalações da Nasa e da Interorbital Systems, empresa que vendeu o kit base do satélite, ambas em Pasadena, nos EUA e foram ao Japão, apresentar o projeto no maior congresso de tecnologia espacial japonês, em Nagoya. Além disso, o projeto abriu portas para que diversas turmas tivessem experiência de intercâmbio nos Estados Unidos e na África do Sul.
A prefeita Flávia Pascoal e o professor Cândido foram até o gabinete do senador Marcos Pontes agradecer o apoio. Cândido comemora os resultados e o impacto do projeto na vida dos alunos. “Quando você constroi um satélite aos 11 anos, você consegue qualquer coisa, ninguém te segura”, comenta.