Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um grupo de professores usou a tribuna popular da Câmara Municipal de Ubatuba na sessão ordinária da última terça-feira, 30 de abril, para pedir melhores condições na Rede Municipal de Ensino da cidade. Os profissionais questionam a falta de convocação dos aprovados no concurso público realizado no ano passado e a falta de melhores condições de trabalho para professores eventuais. A direção da Casa do Legislativo pediu esclarecimentos para a prefeitura e disse que irá convocar os responsáveis pela educação.
No início do ano, professores já haviam questionada a prefeitura sobre o déficit nas salas de aula, e a administração informou que necessitava de 152 professores para suprir a demanda. “Por que o edital previa somente 50 vagas, se de antemão sabiam da necessidade de mais de 150 professores? Vale ressaltar ainda que as convocações que tiveram foram da antiga gestão. Estamos há 43 dias sem nenhuma convocação de nenhum cargo, seja para professor, agentes educacionais, agentes de saúde e etc, que o nosso município tanto necessita”, diz o texto elaborado pelo grupo de professores.
Os profissionais questionam o fato de a prefeitura criar um processo seletivo com 260 vagas para professores temporários, que não são adequadamente remunerados e ficam sobrecarregados, ao invés de convocar os aprovados no concurso público. “Professores temporários utilizados para suprir o afastamento dos docentes que estão em cargo de direção, coordenação, supervisão, salas de recursos e licenças médicas. Temos 53 escolas, uma conta rápida aqui (só de gestores mais de 106 + supervisores e outros afastamentos chegamos fácil a mais de 200 salas para professores temporários. Temos hoje mais de 350 eventuais fixos na rede, 561 cargos de professor de educação básica I, 350 estão como eventuais. Estamos falando de mais de 50% da rede”.
A Câmara informou que a prefeitura disse que iria convocar 19 profissionais esta semana, fato que não aconteceu, por isso, formalmente pediu explicações e irá convocar os responsáveis pela pasta.