Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Moradores da região central de Ubatuba tem observado um aumento no número de pessoas em situação de rua. Entre elas, há usuários de droga e pessoas com problemas psiquiátricos, o que preocupa os moradores.
Nos últimos dias a Rádio Costa Azul recebeu relatos sobre uma mulher em situação de rua que teve surtos psiquiátricos na avenida Iperoig e chegou a ficar nua em uma caçamba de lixo. A mulher foi atendida pelo Samu e internada na Santa Casa.
A emissora entrou em contato com a prefeitura, que comentou o caso. “A Prefeitura de Ubatuba, juntamente com as secretarias de Saúde e Assistência Social, tomou conhecimento do caso de uma mulher em situação de rua, em surto agravado pelo uso de substâncias. Este caso, é uma emergência psiquiátrica e o serviço que oferece assistência é a Santa Casa, sendo assim, o Samu é acionado para fazer os primeiros atendimentos no local e, após isso, direcioná-la ao hospital, onde será acompanhada pelo psiquiatra e, se necessário, garantir a transferência para uma unidade hospitalar psiquiátrica”, informou a administração.
Sobre o atendimento do CAPS, a administração informou que o serviço social e o órgão atuam em conjunto, porém, a prefeitura reconhece há a dificuldade no atendimento a essas pessoas, já que cada dia estão em um local diferente.
A prefeitura esclareceu ainda que o CAPS-AD, direcionado para tratamento de usuários de drogas, não realiza internações. “Conforme a lei 10.216, a internação é a última opção de tratamento, sendo assim, a importância da atuação em conjunto com o social, para que haja possibilidade de responsabilização da família e recuperação da vida em sociedade”, explicou.
Outro caso envolvendo pessoas em situação de rua chamou atenção na cidade. Nesta segunda-feira (22) um homem foi encontrado morto na praça 13 de Maio, no centro de Ubatuba. O homem teria cerca de 29 anos e estaria com pneumonia.