Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) participa da WTM Latin America 2024, uma das feiras do setor mais importantes do país com a presença de investidores de todo o mundo. Com uma série de ações em seu estande, um dos anúncios foi a criação de roteiros de afroturismo, lançados nesta terça-feira (16).
A publicação conta com os 10 principais roteiros paulistas de lazer ligados à cultura afro-brasileira, incluindo municípios do interior, como Eldorado, Salto de Pirapora e Campinas; do litoral, Santos e Ubatuba; além da capital. A afroturismo SP, tem por objetivo promover a inclusão e o reconhecimento étnico-cultural, apresentando ao leitor quilombos como o da Fazenda.
Reconhecida como remanescente de quilombo em 2005 pela Fundação Palmares, a comunidade tradicional Quilombo da Fazenda é formada por diversas famílias que vivem no sertão da Praia da Fazenda, região da Picinguaba, costa norte de Ubatuba.
Com a tradicional fábrica de farinha, no ano passado a comunidade recebeu o TAUS, Termo de Autorização de Uso Sustentável pela Superintendência do Patrimônio da União de São Paulo (SPU/SP), instrumento importante de reconhecimento territorial de povos e comunidades tradicionais que vivem e cuidam de áreas da União e que garante maior segurança de posse da ocupação do território ancestral.