Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Rádio Costa Azul recebeu denúncias de moradores de Ubatuba sobre pessoas que fazem a cobrança irregular de estacionamento em ruas da cidade e nos acessos às praias da cidade. Segundo relatos o flanelinhas chegam até mesmo a se apresentar como fiscais da zona azul.
Um morador contou à emissora que na noite deste domingo (4) parou seu carro na orla do Itaguá para ir a um restaurante, quando foi abordado por um homem de colete laranja que queria cobrar R$ 10 pelo estacionamento na via. O homem teria dito que trabalhava para a zona azul e que a cobrança era obrigatória. O motorista disse que sabia que o flanelinha estava mentindo e que a cobrança era irregular. O homem contou ainda que com a recusa em pagar, ficou com medo e não parou no local.
Em outro relato, uma moradora contou que recebia familiares há duas semanas quando resolveu levá-los à praia do Cedrinho. No local, uma senhora queria cobrar R$30 reais para que o carro pudesse ficar na rua, em espaço público. A mulher anotava as placas em um caderno, onde fazia controle dos veículos parados para cobrança.
A Rádio Costa Azul entrou em contato com a prefeitura, para saber se existe fiscalização dessa atividade e quais seriam as orientações para identificar fiscais da zona azul, que trabalham para a cidade. Por meio de nota, a administração disse que, quando verificada a prática irregular, deve-se acionar as autoridades.
“De acordo com a Diretoria de Trânsito, é necessário acionar a Polícia ou a Guarda no momento da cobrança. Pode, inclusive, configurar crime de extorsão”, disse. Entretanto, existem muitos turistas que visitam o município e não sabem sobre a prática irregular, nem que deveriam acionar a polícia. A prefeitura não disse se ocorre a fiscalização para a prática na cidade.
Vale ressaltar, que a zona azul em Ubatuba funciona até às 18h e que os profissionais usam colete azul e crachá de identificação.