Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Belas, mas altamente perigosas, as caravelas-portuguesas começam a aparecer no litoral de São Paulo. Em Caraguatatuba (SP) no último sábado (27) um grupo desses animais marinhos foi avistado em um barco na praia de Massaguaçu. Seu veneno pode causar queimaduras de até terceiro grau.
A caravela flutua pela superfície da água, sem se mover, e é empurrada pelo vento. Possui tentáculos soltos para capturar pequenos peixes para a sua alimentação. Os tentáculos podem atingir um comprimento de 50 metros, mas a média é cerca de 30 metros.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar) o aparecimento desses animais é comum nessa época do ano, entretanto não houve registro de atendimento de ocorrência relacionada com eles em Caraguatatuba.
Caso ocorra contato, a dica dos militares é usar a própria água do mar, vinagre ou soro fisiológico gelado para limpar o local, pois eles impedem que o veneno do animal siga entrando na pele e aliviam a dor. Se o animal estiver aderido à pele, use uma proteção nas mãos para retirá-lo e em caso de alergia leve a pessoa atingida a um pronto-socorro.