Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Moradores da região da trilha das 7 praias, uma das mais procuradas de Ubatuba para turismo ambiental, fizeram denúncias à Rádio Costa sobre acampamentos irregulares nas praias do Cedro e na praia da Deserta, na região sul da cidade. Muito lixo teria sido jogado no local, em uma área de preservação ambiental.
Nas imagens enviadas à emissora, várias barracas de camping estão no local. Segundo a guia credenciada Jaqueline Dutra, além do problema de desrespeito com a natureza, há um prejuízo ao moradores pois a trilha serve de acesso para comunidades tradicionais caiçara, que ajudam de forma voluntária a deixar o local limpo.
“É importante ter muito respeito, todo o trajeto passa por comunidades tradicionais caiçaras, é o caminho que a comunidade utiliza em seu dia a dia, onde estão suas casas, suas histórias. A comunidade em parceria mantém a trilha limpa, faz manutenção, recolhe o lixo que infelizmente muitos turistas deixam durante o trajeto”, conta.
O Decreto Estadual 52.388, de 13 de fevereiro de 1970, proíbe camping selvagem e churrasco em todas as praias de São Paulo. Além disso, em Ubatuba existe lei específica sobre o tema. Na cidade, só é permitido acampar em locais devidamente regulamentados.
A Rádio Costa Azul entrou em contato por meio do e-mail da assessoria da Prefeitura de Ubatuba, que, por meio de nota explicou que a administração não conta com uma equipe exclusiva para esse tipo de fiscalização.
“A fiscalização é realizada mediante denúncia, por isso é tão importante orientar as pessoas a denunciarem formalmente. Além das denúncias, ainda acontecem operações pontuais em alguns locais, como as praias que fazem parte da Trilha das Sete Praias. Reforçamos que a Prefeitura não tem uma equipe exclusivamente destinada para isso e que a fiscalização no município possui uma demanda altíssima e equipe reduzida, por isso, conta com o apoio das denúncias para evitar que situações como essa ocorram”, disse a nota.
?: Ouvinte