Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A pesca é mais que um meio de subsistência para muitas pessoas em Ubatuba, é a cultura caiçara e uma grande tradição no município. Um projeto tem garantido às novas gerações mais segurança e resgate dessa cultura, a da pesca subaquática. O professor Carlos Tiozzo oferece a capacitação gratuita para 30 filhos de pescadores da cidade.
Tiozzo, que é caiçara e instrutor profissional de apneia pela associação internacional da modalidade, conta que a cada turma que fecha para dar aulas, abre três vagas sociais. Além da pesca, os jovens também são treinados para auto performance e podem virar atletas.
Ela fala da importância da técnica correta para a segurança dos pescadores e que o projeto é um resgate da cultura caiçara. “É um resgate da cultura caiçara, pois a maioria dos alunos são filhos de pescadores e o projeto veio para agregar a pesca submarina, por meio da apneia. Com a técnica correta, salvam-se vidas e evitam-se acidentes”, diz.
Ele também é responsável por trazer para Ubatuba o Campeonato Brasil Open Aida de Apneia, com a participação de 25 atletas de três países e teve recorde nacional. O professor fala que conta com apoio da Secretaria de Educação, mas que toca o projeto sozinho, por isso, espera parceiros.
“Trouxe a competição para Ubatuba para dar também oportunidade para os jovens. Conto com apoio da Secretaria da Educação, mas faço sozinho com a Toca do Mero e parceiros. O maior objetivo é dar um caminho novo para eles”, conclui.