Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Rádio Costa Azul FM recebeu diversos relatos de ouvintes sobre as condições de trabalho dos guarda-vidas nas praias de Ubatuba. A maior reclamação é a falta de banheiros para uso durante o trabalho destes profissionais, que dura horas a fio.
“Imagina uma situação de não ter banheiro no seu trabalho e ainda por cima você ter que fazer suas necessidades em uma sacola ou garrafa? É por essa situação que os salva-vidas de várias praias de Ubatuba estão passando. Vocês podem conferir com seus próprios olhos indo no posto dos guarda-vidas da praia das Toninhas e Itamambuca. Em outras praias até tem banheiro, como no Tenório e Maranduba, mas com encanamento entupido, ou com a estrutura quase caindo na cabeça do guarda-vidas”, diz um dos relatos.
Além dos banheiros, os relatos falam da falta de estrutura mínima de trabalho, como equipamentos, uniformes e até capa de chuva, que ajuda a proteger os equipamentos, como o rádio de comunicação. “As autoridades vão esperar que aconteça alguma tragédia para enfim dar o mínimo de estrutura para os bombeiros da cidade? ”, questiona o texto.
Nosso jornalismo entrou em contato com o Grupamento de Bombeiros Marítimo que emitiu a seguinte nota:
“Infelizmente não temos banheiros nos locais mencionados nesta carta. Os guarda-vidas utilizam os banheiros dos quiosques e na escola de surf. De fato, essa situação está longe de ser a ideal. Contudo, por questões ambientais, principalmente, e burocráticas, nossa tropa, assim como demais bombeiros em outras cidades, se valem do apoio do comércio local para utilizar o banheiro.
Estamos com um projeto em andamento em Itamambuca que contemplará um banheiro químico para os profissionais. Estamos no aguardo também a regularização do espaço que compreenderá o posto das Toninhas que também terá um banheiro químico”, explicou