Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O cacique Cristiano AWA Kiririndju de Lima Silva, da aldeia Renascer de Ubatuba, foi nomeado nesta terça-feira (19) pelo Governo de São Paulo para a recém-criada Coordenadoria de Políticas para Povos Indígenas (CPPI), da Secretaria da Justiça e Cidadania.
Com a nomeação, São Paulo tem um representante oficial dos povos indígenas do Estado no Executivo. A criação da CPPI, aconteceu por meio de Lei e atende a uma reivindicação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo (CEPISP) e tem como objetivo, ampliar a participação social das etnias dos povos originários do território paulista. Cristiano foi presidente do CEPISP, que existe há 18 anos, e foi escolhido pelas cinco etnias espalhadas em 37 territórios no Estado de São Paulo e na zona urbana.
O cacique Cristiano AWA-Kiririndju, tem 38 anos, é pedagogo formado pela Universidade de São Paulo (USP) e da etnia tupi-guarani. Coordenador pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, o educador é nascido na Aldeia Renascer, em Ubatuba, símbolo da luta dos povos indígenas por seus direitos e autonomia.
A Renascer é uma das comunidades indígenas mais organizadas de São Paulo. Hoje conta com 23 famílias, 105 pessoas e 63 crianças vivendo da agricultura familiar. A aldeia possui uma escola indígena multilíngue e, em breve, terá o primeiro Centro Cultural e de Convenções Indígenas do Brasil.