Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os mosquitos borrachudos têm causado transtorno no bairro Corcovado, em Ubatuba. Em uma postagem nas redes sociais, Washington Liborio, morador do local, faz um pedido para a prefeitura urgentemente aplicar o larvicida BTI para conter os insetos.
“No bairro Corcovado crianças e moradores sofrem e não aguentam mais crianças com feridas por causa das picadas dos insetos. Prefeitura, vereadores e secretaria da saúde, socorro. Pedimos urgência em prol das crianças”, suplica o morador.
O BTI é um larvicida biológico, utilizado para o controle dos borrachudos que elimina os mosquitos ainda na fase de larvas, aplicado em regiões de lagos e riachos. Os borrachudos são comuns no litoral paulista devido à umidade de rios e do mar, além das reservas florestais presentes na região.
A Rádio Costa Azul FM entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Ubatuba. A administração informou que o serviço na cidade foi prejudicado por conta da extinção da SUCEN, órgão do Governo do Estado de São Paulo, mas que, em breve, irá renovar o contrato com uma empresa terceirizada para normalizar a atividade.
“A Vigilância em Saúde de Ubatuba explica que o trabalho de controle de simulídeos (borrachudos) sempre foi realizado pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) – órgão do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba. Mas, nos últimos anos, devido à extinção da SUCEN e à aposentadoria de alguns membros da equipe, que ficou reduzida, foi firmado um contrato de terceirização desse serviço, no entanto, a vigilância aguarda no momento a renovação desse contrato, que já se encontra em análise no setor jurídico, para que o serviço volte a ser realizado em sua normalidade, uma vez que tem sido executado de forma parcial no município”, explica em nota.