Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Ubatuba é a terceira cidade do Brasil que mais produz lixo plástico por habitante, é o que aponta um balanço publicado na revista científica Marine Pollution Bulletin, com base no programa Blue Keepers, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com a publicação, os 5.570 municípios brasileiros geram 3,44 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano que podem acabar no Oceano Atlântico, por drenagem urbana, esgotos, córregos e rios. Com o resultado, o país é 16º que mais polui os mares e oceanos e entre os 20 principais geradores globais de resíduos plásticos de uso único, ou seja, a terceira parte dos 10,33 milhões de toneladas produzidas nacionalmente é mal gerenciado.
Os municípios que mais geram lixo sem destino correto são Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Salvador. Em quantidade de lixo por pessoa, os líderes são Arroio do Sal e Xangri-lá (RS), Ubatuba e Bertioga (SP).
Por conta do grave problema, 60 organizações da sociedade civil lançaram esta semana a campanha Pare o Tsunami de Plástico para que o Congresso acelere a aprovação do Projeto de Lei 2524/2022, que cria as bases legais para que o país tenha uma “economia circular” dos plásticos.
Em Ubatuba o Instituto Argonauta realiza a retirada de lixo das praias. De acordo com dados do Boletim do Lixo feito pelo órgão, em dois meses, a cidade foi a cidade da região que mais acumulou descartes incorretos, com mais de 417 kg.