Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (7) os dados sobre a população indígena do país do Censo de 2022. Ubatuba é o município da região com mais pessoas que se declaram indígenas, são 643 o que representa 0,69% do total de 92.980 habitantes.
A cidade conta com três aldeias: a Renascer, localizada no Pico do Corcovado, a Boa Vista, que fica perto da Cachoeira do Prumirim, e a aldeia Rio Bonito, uma ampliação da Boa Vista localizada em Itamambuca.
Confira as aldeias de Ubatuba
Aldeia Renascer
A população é são da etnia Tupi-Guarani e Guarani Mbya. No local moram 20 famílias com cerca de 96 pessoas, delas 30 crianças. A aldeia conta com uma escola, posto médico e um centro cultural. A Renascer foi retomada em 1999 e está em processo de identificação pela Funai.
Aldeia Boa Vista
Formada por índios da etnia Guarani a aldeia surgiu em 1960, com a chegada do cacique Altino Santos. São mais de 900 hectares de terra. Na Boa Vista residem 62 famílias, com aproximadamente 290 indígenas. No local há uma escola estadual com ensino infantil e médio, além de posto médico. A aldeia, demarcada como território indígena em 1987, costuma receber visitantes.
Aldeia Rio Bonito
É uma extensão da aldeia da Boa Vista, após um grande número de caçadores e madeireiros invadiram a região. A mudança aconteceu para diminuir as invasões e preservar a diversidade. A aldeia fica no sertão de Itamambuca com 12 famílias e 47 pessoas. A aldeia Rio Bonito foi reconhecida oficialmente pela Funai em 2012.