Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Litoral Norte pode receber um museu da cultura e biodiversidade pela Unesco. Na última quarta-feira (26) o gerente executivo do órgão, Luiz Sardá, visitou Ubatuba para apresentar o projeto denominado IlhaMuseu.
O prefeito Marcio Maciel (MDB) e o secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, receberam a comitiva que falou do projeto para a Ilha das Cabras, que fica em Ilhabela, porém, irá envolver a cultura e a biodiversidade dos quatro municípios da região: Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba.
O museu deve ficar pronto em 2025 e terá um programa junto ao Circuito Litoral Norte, com envolvimento das comunidades tradicionais, principalmente, das caiçaras. O local terá parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo e tem como objetivo a preservação do patrimônio cultural e natural, por meio de realização de estudos e da interpretação de coleções e manifestações da cultura material e imaterial que devem compor o acervo.
“O objetivo é externar e dar publicidade (inclusive, internacionalmente) às comunidades caiçaras, em especial. Trata-se de uma oportunidade única de verdadeira representação oceanográfica do Litoral Norte e com toda a credibilidade a nível global. Esperamos que Ubatuba seja inserida de forma definitiva no cenário internacional da museologia. É um forte produto com potencial internacional”, afirmou Carvalho.
De acordo com a prefeitura, uma das ações que já está em andamento e deve integrar o acervo do museu é o resultado da parceria da Unesco com a Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (Aarcca), que está trabalhando na construção de uma réplica da canoa Maria Comprida, construída a partir de um tronco só, por meio do Sr. Agrício (Sertão do Ubatumirim) elaborada especialmente para competição de corrida de canoas entre municípios.
A apresentação oficial do projeto ao município está prevista para acontecer em um evento previsto para o mês de agosto, no Teatro Municipal Pero Paulo Teixeira Pinto.