Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A comunidade da Almada recebeu duas áreas públicas para o uso sustentável da terra. A assinatura do Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) aconteceu na última quinta-feira (20) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU/MGI).
Em nota oficial, o governo informou que a iniciativa tem o objetivo de possibilitar o uso racional e sustentável dos recursos naturais disponíveis em orla do mar voltados à subsistência das populações tradicionais. A Almada é a primeira comunidade tradicional de Ubatuba a receber o TAUS.
A cerimônia de entrega de TAUS para a comunidade caiçara aconteceu durante o 28º Festival do Camarão das praias Almada e Engenho e contou com a participação de várias autoridades. Na praia do Engenho, uma das áreas outorgadas, houve uma roda de conversa com as 26 comunidades presentes para maior entendimento sobre o termo. No segundo momento, houve a cerimônia de entrega do TAUS à comunidade da Almada.
O presidente da Associação de Moradores da Almada, Márcio Roberto dos Santos, o Chico, destacou a luta da comunidade e a importância da conquista do TAUS. “É importante termos essa união, pois foram dez anos de luta por esse território”, conta.
Já o prefeito Marcio Maciel falou da possibilidade para a criação de uma possível secretaria municipal voltada para as comunidades tradicionais. “Ninguém faz nada sozinho e a Almada é uma comunidade vencedora. A cidade fica feliz com essa conquista e esperamos poder comemorar outros novos termos com as demais comunidades do município”, ressaltou.