Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A praia do Perequê-Açu recebe no dia 6 de agosto, das 8h às 17h, o Festival Madre Glória de Esculturas de Areia. Promovido pela associação de moradores do bairro, o evento acontece no canto direito da praia e homenageia uma das personalidades mais emblemáticas na área educacional e social de Ubatuba.
O festival
As esculturas na areia podem ser feitas com tema livre e terão premiações para as melhores obras. Podem participar pessoas de todas as idades. De acordo com a prefeitura, as inscrições são gratuitas podem ser realizadas na sede da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Também serão disponibilizadas no dia do evento algumas inscrições, entretanto, fazer de forma antecipada garante um espaço na areia previamente reservado e ferramentas de apoio como baldinhos e pás.
A homenageada
Maria da Glória veio em 1956 para Ubatuba com a irmã. Na cidade fundou a ALA (Congregação de Nossa Senhora das Cônegas de Santo Agostinho), caravana que na época auxiliava as populações litorâneas afastadas e em vulnerabilidade social.
Professora, Madre Glória deu aulas de canto, pintura, francês e foi uma das primeiras educadoras da Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos. Promoveu em 1972, com seus alunos, a pintura do muro do cemitério de Ubatuba com margaridas coloridas. Também realizada trabalho social junto aos presos da cidade.
Foi homenageada pela Câmara Municipal de Ubatuba em 1980 com o título de “Cidadã Ubatubense”, faleceu aos 92 anos em 1998. (Pesquisa: Revista Científica Educação INEC – Edição Maio/2017, por Maria Luiza Gil de Oliveira da Motta e Ana Cabanas)